Ginecologia e Obstetrícia

Conhecendo nosso corpo

Um dia a mulher acorda e, sem entender o porquê, surge um desejo visceral de ser mãe. Acontece com frequência, com muitas mulheres, como se nosso relógio biológico tivesse dado o gatilho para a concretização de uma família. O planejamento familiar passa, então, a ser uma das nossas prioridades. E, diante de um mundo imediatista, em curto período essa começa a ser a razão de angústia para muitas mulheres.

O primeiro passo para dissipar esse sofrimento é a informação. Uma consulta pré-natal com o ginecologista fará com que a mulher realize check-up para avaliar vacinas, citologia oncótica (desculpem o termo médico-preventivo), além da avaliação das mamas. Podem parecer estranhas tais preocupações, mas elas são importantes para uma gestação numa mãe saudável, além de protegerem o bebê de possíveis doenças adquiridas na gravidez.

Mas algumas questões podemos tentar sanar de imediato. Devemos conhecer nosso corpo e avaliar nosso período fértil. Muitas mulheres têm dúvidas nessa área. O período entre duas menstruações representa um ciclo menstrual. O ciclo menstrual fisiológico da mulher é de 28 dias. Mas essa precisão não ocorrerá com todas nós. O primeiro passo, dessa forma, será conhecer nosso ciclo menstrual. Devemos anotar o primeiro dia de menstruação e entendê-lo como o primeiro dia do ciclo. Avaliamos, então, nosso muco cervical (mais um linguajar médico, perdão – a secreção vaginal).

Se paramos um pouco para avaliar nosso corpo, observaremos que o muco vaginal se altera durante o mês, estando hora branco e espesso, hora fluido e claro; no meio do ciclo, ele lembra uma “clara de ovo”. Pois esse terceiro padrão de secreção representa o nosso período fértil e tem o papel de facilitar o deslocamento dos espermatozoides em direção ao nosso óvulo. Assim que entendemos nosso ciclo fica mais fácil identificar o momento que o óvulo está pronto para ser fecundado.

Algumas coisas devem ser ditas aqui. Nada de ansiedade e pânico no caso de ciclos eventualmente irregulares, pois esses sentimentos podem ser, inclusive, os responsáveis por tal variação. Outro dado importante está relacionado com o ciclo em si. Existe uma variação do número de dias de cada ciclo em cada mulher. Ele não é tão preciso na maioria de nós. Por isso, uma variação de 25 a 35 dias para o ciclo é considerada normal.

Marque sua Consulta

Deixe sua mensagem ou mande um e-mail para contato@francoisepadula.com.br ou ligue (24) 2231-8179

Procedimentos

Ginecologia e Obstetrícia

Tratamento de Infertilidade
Baixa complexidade
Inseminação artificial
Fertilização in vitro

 

Cirurgia de Estética Íntima

Tratamento de Endometriose
Tratamento clínico
Tratamento cirurgico laparoscópico
com equipe multidisciplinar

Procedimentos

Ginecologia e Obstetrícia

Tratamento de Infertilidade
Baixa complexidade
Inseminação artificial
Fertilização in vitro

Cirurgia de Estética Íntima

Tratamento de Endometriose
Tratamento clínico
Tratamento cirurgico laparoscópico
com equipe multidisciplinar

Membro da Sociedade Brasileira de
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 52646814

Rua da Imperatriz, 264
Centro – Petrópolis | RJ
(24) 2231-8179

Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Francoise Padula – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design

Obrigado. Nós entraremos em contato o mais rápido possível.
logo
Deixe seus dados e entraremos em contato o mais rápido possível.